sábado, janeiro 28, 2006

DUBAI VAI TER O MAIOR AEROPORTO DO MUNDO

Após o início da construção do mais alto arranha-céus do mundo (que deverá ser concluído até 2008), o Dubai prepara-se agora para construir o maior aeroporto do mundo. No valor de cerca de 8.3 mil milhões de dólares, o novo aeroporto foi projectado para satisfazer, com as suas seis pistas paralelas, as necessidades de 120 milhões de passageiros e mais de 12 milhões de toneladas de carga anuais até 2050. O JXB, nome de código, será dez vezes maior que o actual Aeroporto Internacional do Dubai e, garantem os pormenores, poderá acomodar qualquer modelo de avião existente. A construção do aeroporto será estruturada em fases, sendo que a primeira deverá terminar em 2007. O aeroporto está integrado no empreendimento Jobel Ali Airport City (JAAC), que, nos seus 140 Km2, englobará actividades como serviços de logística (a Dubai Logistics City), negócios, comércio (a Commercial City terá 850 torres com 300m de altura), residências e lazer.

terça-feira, janeiro 24, 2006

PAVILHÃO MULTIUSOS DE ELVAS

O futuro Pavilhão Multiusos de Elvas, um investimento de 7,5 milhões de euros com capacidade máxima de 6100 espectadores, deverá estar pronto na Primavera de 2006. a obra, que envolve a transformação da praça de touros da cidade num pavilhão, encontra-se em estado avançado, tendo a cobertura já sido colocada. A infra-estrutura poderá ser utilizada para actividades como: espectáculos tauromáquicos, exposições, actividades culturais e desportivas.
Para ver vídeo 3D click aqui

sexta-feira, janeiro 20, 2006

História das Invenções - Motor Diesel

No final do século XIX, o motor a vapor era o progresso. Mas só 10% do calor liberado na queima do carvão era convertido em energia mecânica para uma máquina trabalhar. Desde 1878, quando estudava na Escola Técnica de Munique, o alemão Rudolf Diesel ficou obcecado pela ideia de criar um motor que aproveitasse quase 100% do calor. Apesar da dedicação absurda (ele só dormia três horas por noite), somente em 1897 ele chegou ao protótipo do motor que leva o seu nome: DIESEL. Foi um sucesso. Nesse motor, o ar é comprimido num cilindro até alcançar temperatura suficiente para provocar a ignição do combustível injectado. A explosão desse combustível faz o ar se expandir novamente, movimentando o pistão do motor. Depois dessa vitória, Diesel passou quase um ano na sua casa em repouso. Foi a primeiro de cinco internamentos porque ele ia parar ao sanatório depois aperfeiçoar a sua invenção.

Humor

domingo, janeiro 15, 2006

História das Invenções - Máquina Fotográfica

O primeiro inventor a obter a uma imagem fixada pela acção da luz (que é o princípio da fotografia) foi o francês Joseph Nicéphore Niépce (1765-1833) que, em 1827, demorou mais de oito horas para conseguir a primeira "fotografia". Captada numa lâmina de estanho e feita com a luz do Sol, a imagem mostrava parte de um celeiro e uma árvore, a visão que Niépce tinha da sua oficina. Em 1929, ele passou a trabalhar com seu amigo Louis Jacques Mandé Daguerre (1787-1851), que acabou por inventar a primeira máquina fotográfica 12 anos depois. O "daguerreotype" exigia "apenas" 30 minutos de exposição da imagem à luz e impedia que ela desaparecesse ? um grande avanço para o projecto original de Niépce. Mas como funcionava essa câmara rudimentar? Uma lâmina de cobre era polida, até ficar parecida com um espelho, e depois recebia um banho de iodo, para ficar sensível à luz. Depois, era colocada numa "câmara", uma caixa de madeira muito simples e com uma lente, para que a imagem fosse captada. Depois, a placa era "revelada" com mercúrio quente e a imagem aparecia. Para fixar essa imagem, passava noutro banho, desta vez de tiosulfato de sódio, e então ganhava uma cor com cloreto dourado.
free web tracker